31 de março

Veja 7 dicas de Promob

Em um mercado cada vez mais competitivo, desenvolver um trabalho alinhado aos recursos tecnológicos pode ser o diferencial do seu negócio. No setor de móveis planejados, por exemplo, é possível atualmente contar com software ERP específico, que facilita — e muito — a sua produção.

Além disso, o uso de programas como o Promob, ferramenta revolucionária que apresenta um sistema de modelagem em 3D, permite a criação de projetos especiais sem nenhuma complicação, oferecendo mais liberdade para planejar e atender às necessidades do mercado consumidor de forma mais completa.

Leia também: 4 dicas para se destacar no mercado de lojas de móveis 

Pensando nisso, no post de hoje, vamos apresentar 7 dicas de Promob para que sua experiência com o software seja a melhor possível. Confira:

1. Utilize a geometria para criação dos ambientes internos

O Promob apresenta uma abundância de formas pré-definidas, contudo, o profissional tem a possibilidade de criar formas livres, caso lhe seja mais conveniente. A ferramenta Geometria é a responsável por essa etapa de criação, e está localizada no menu superior do programa.

Devido a essa liberdade, o recurso da geometria é um dos pontos de destaque do software; com ele, praticamente tudo pode ser produzido.

Um exemplo disso é a criação de letreiros decorativos para deixar o ambiente personalizado: vá ao botão “construir texto 3D”, uma janela será aberta para que você escreva e edite seu conteúdo como quiser. Concluída esta etapa, identifique o lugar disponível para inserção e, com um clique, estará pronto.

Caso prefira, o Promob permite a importação de itens criados em outros softwares (como 3DS Max, Autocad e Solidworks) para compor o ambiente.

2. Represente a área molhada

Para representar uma área molhada, o usuário da loja de móveis deverá utilizar o comando “Furar”, na ferramenta “Geometria”. Clique com o botão direito sobre o tampo que deseja furar.

Após isso, com o botão esquerdo, inicie o desenho de uma geometria sobre o tampo e defina as dimensões desejadas — essa será sua área molhada. Para perfurá-la clique com o botão direito sobre a geometria construída e clique na opção “Furar”.

Construa outra geometria por dentro da perfuração feita e defina a altura como a metade da altura do tampo. Em seguida, uma cuba pode ser adicionada da biblioteca de objetos para representação da pia.

dicas de Promob

3. Empregue a ferramenta de iluminação

A parte da iluminação no software provoca o efeito de uma luz ambiente. Mas essa não é a única alternativa para a questão da luminosidade. Outras fontes como a luz spot, permitem ajustar a posição do foco da luz de maneira precisa no projeto.

Para criar efeito de luz em corrente, selecione uma luz spot, faça a rotação e coloque-a direcionada para parede com uma distância de 50mm. A intensidade pode ser regulada automaticamente pelo programa, ou desative esse controle e regule de acordo com a sua preferência.

Faça o arranjo na quantidade necessária com espaçamento de 50, e lembre-se de que essa iluminação não pode encostar na parede ou outros objetos. Na janela de configuração de render, marque a opção ativar passagem de luz nos itens transparentes.

Também é possível acrescentar outros pontos de luz em seu projeto, por meio da inserção de luminárias — elas estarão disponíveis na parte da linha. Decore em seu projeto, onde você será capaz de escolher não somente a luminária que deseja, como também a intensidade na qual ela vai funcionar.

Seja qual for a luz escolhida, para editar suas configurações basta clicar na ferramenta “Editar Luzes”, na barra de ferramentas superior, e, então, alterar o padrão conforme suas necessidades.

4. Personalize as texturas e revestimentos

A aplicação de materiais permite definir o acabamento das paredes e do piso do ambiente. Para tanto, localize o material desejado na janela de materiais, clique sobre ele e arraste até onde deseja inseri-lo. Escolha se a aplicação será em apenas uma parte do objeto ou nele todo — os acabamentos de itens de mobiliário seguem o mesmo processo para serem aplicados.

Assim como na importação de objetos, outras texturas ou revestimentos também podem ser adicionados na biblioteca do programa. Por exemplo, usar um papel de parede diferente daqueles oferecidos. Uma vez acrescentado, esse elemento externo poderá ser aproveitado em outros projetos.

Nesse caso, basta salvá-lo nos favoritos: abra a janela de materiais, janela dos mais usados; com o botão direito do mouse clique sobre o item desejado, e depois “adicionar para favoritos”. Você pode atribuir ao material o nome que desejar, e organizá-los em grupos.

Também existe a possibilidade de obter diferentes resultados, utilizando um único material: acessando a aba “ferramentas e propriedades” — “materiais”. Selecione o item que deseja alterar e busque as configurações de acabamento.

Lá estarão disponíveis duas opções: predefinidos, em que existem os efeitos já prontos no programa, e customizado, que permite que você crie seu próprio efeito.

5. Confira as dicas de Promob para acrescentar faixas

O editor de faixas funciona para criar divisões horizontais e verticais nas paredes, a fim de que diferentes materiais possam ser inseridos nessas aplicações.

Para tanto, quando estiver usando essa ferramenta, clique com o botão direito sob a parede desejada e escolha a alternativa “editar faixas”. Após esse passo, selecione a faixa de sua preferência, seja horizontal ou vertical.

Feito isso, o próximo passo é determinar a posição em que elas serão adicionadas na parede. Movimentando o cursor na área cinza, algumas linhas serão exibidas, e para concluir basta dar um clique quando a faixa estiver na posição desejada.

Lembre-se de que as faixas verticais são colocadas individualmente, já as horizontais ocorrem em todas as paredes que estão agrupadas simultaneamente.

cta-peca-uma-demo2

6. Importe blocos externos

O Promob oferece a alternativa de importar arquivos de outros programas, como o 3D Warehouse Sketchup, que é a ferramenta mais utilizada. O procedimento é simples, mas exige atenção quanto à compatibilidade dos formatos. Os que apresentam melhor compatibilidade são as versões 6, 7 e 8.

Abra o arquivo no Sketchup em seu computador e salve na pasta desejada. Uma dica para não deixar o bloco muito pesado é: antes de salvar, clique na peça, vá na aba “janela” e na opção “informação do modelo”, selecione “eliminar não usados”.

Salvar o objeto no formato “obj” com a opção “referenciar” também ajuda a tornar o arquivo mais leve. Feito isso, o próximo passo é importá-lo para o Promob e salvar nos favoritos. Assim, o bloco pode ser utilizado em qualquer trabalho.

7. Faça a renderização do seu projeto

O processo de renderização significa gerar uma imagem, para que se possa visualizar um resultado de tudo o que foi feito. Acontece da seguinte maneira:

Concluídas as etapas de criação, clique no botão “renderização” e escolha a qualidade que desejar. O software reúne todas informações e as transforma em uma imagem. De forma que alguns detalhes que não são visíveis na dimensão 3D. Como materiais aplicados, detalhes de iluminação, passam a ser notados nesse formato.

Com a grande disponibilidade de produtos no mercado, os clientes passaram a ter maiores opções de escolha, e, consequentemente, estão cada vez mais exigentes. Por isso, os recursos de tecnologia juntamente a boas práticas de gestão são a chave para o sucesso da sua empresa.

Sabendo usar essas ferramentas, além de aumentar a produtividade, a qualidade dos seus serviços proporcionará a satisfação dos consumidores.

Gostou das nossas dicas de Promob? Você já usa essa ferramenta no dia a dia da sua loja de móveis planejados? Deixe seu comentário!

[cta id=’5217′]

Deixe seu comentário