24 de julho

Vendedor de móveis planejados: 4 dicas para treinar

Quando você vai treinar o seu vendedor de móveis planejados é preciso ter ciência que é muito comum que grande parte dos profissionais de vendas inicie suas carreiras no setor de vendas de calçados ou vestuário de forma despretensiosa e, posteriormente, acabem se identificando com a profissão, dando continuidade na área.

O problema é que muito vendedor de móveis planejados se aprofunda nesse ramo sem preparo, treinamento ou qualquer tipo de capacitação específica, contando apenas com as suas próprias experiências e habilidades.

Considerando que uma loja de móveis precisa de conhecimentos específicos sobre o produto e tem um público exigente, no artigo de hoje, daremos 4 dicas para treinar um vendedor de móveis planejados. Continue a leitura do conteúdo para conferir!

1. Ensine tudo sobre o produto para o vendedor de móveis planejados

A maioria das empresas que oferece treinamento para vendedor de móveis planejados, ou de qualquer outro setor, geralmente foca em aprimorar habilidades técnicas sobre argumentação, negociação e postura, mas ignora um dos aspectos mais importantes do setor de vendas: o conhecimento sobre o produto.

Por mais que as habilidades de comunicação sejam imprescindíveis nessa profissão — já que boa parte do processo em uma venda é baseado em argumentos e contra-argumentos entre o cliente e o vendedor — conhecer o produto e o mercado em que a empresa atua pode ser mais do que um diferencial na hora de concretizar uma venda.

Principalmente se considerarmos o fato de que o público de uma loja de móveis é naturalmente mais exigente e a margem de erro nesse meio é limitada, o vendedor precisa ter muito conhecimento sobre cada produto que está vendendo, além de entender sobre as tendências de mercado.

Portanto, nos treinamentos de seu estabelecimento para o seu vendedor de móveis planejados, invista em conhecimento técnico e teórico sobre cada item que é vendido.

vendedor de móveis planejados

2. Defina os processos para o vendedor de móveis planejados

Definir processos não significa, necessariamente, limitar o seu vendedor de móveis planejados a um formato de atuação “engessado”, em que ele precisa seguir um roteiro sem abertura para agir com intuição.

Na verdade, processos definidos servem apenas como um guia de ação para que a empresa não perca seu foco. E consiga manter um padrão de excelência, tanto no atendimento quanto na qualidade de seus produtos e serviços.

Quando a equipe de vendas tem parâmetros para seguir, todo o procedimento para realizar uma venda se torna mais eficiente, uma vez que não necessita criar métodos a cada abordagem.

Além disso, quando os processos são bem definidos, é muito mais fácil mensurar os resultados de cada ação ou estratégia. O que torna possível melhorar a tomada de decisões pelos gestores.

3. Ofereça treinamentos práticos

Materiais teóricos, como livros, vídeos e guias, são ótimos e devem sempre ser oferecidos em um treinamento de qualidade. Mas a parte prática jamais deve ser ignorada. Afinal, como um vendedor de móveis planejados enfrentará os desafios diários da profissão sem estar preparado, não é verdade?

A capacidade de aprendizado de um adulto é diferente da capacidade de uma criança, que absorve informações com facilidade. O adulto precisa de muito mais estímulo, reforço e prática para fixar o conhecimento. Isso quer dizer que muita teoria sem prática não gerará resultados eficientes.

Muitos empreendedores abandonam ou ignoram a aplicação de treinamento prático por considerarem apenas a sua complexidade no dia a dia. No entanto, por meio de simulações de atendimento é possível trazer o conhecimento prático do cotidiano para a realidade de seus vendedores.

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4. Exija uma boa postura do vendedor de móveis planejados

Um grande erro que inúmeras empresas do setor varejista cometem é o de formar um “batalhão” de vendedores na porta da loja. Que ficam observando atentamente cada pessoa que passa na rua.

Certamente, essa estratégia fará com que a maioria dos clientes em potencial sequer considere entrar em seu estabelecimento. Portanto, evite a famosa “linha de formação” na entrada da loja, pois só inibirá os consumidores.

Além disso, exija uma postura positiva de seu vendedor de móveis planejados. Não permita jamais que ele fique encostado nas paredes, balcões, prateleiras ou produtos. Isso transmite a ideia de que ele não quer atender.

Para encerrarmos, lembre-se de padronizar um comportamento natural durante o atendimento em sua loja de móveis. Para que os clientes não se sintam intimidados pela postura do vendedor.

Nossas dicas para treinar um vendedor de móveis planejados foram úteis? Então confira também os 5 maiores erros no atendimento ao cliente e como evitá-los em sua loja!

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