19 de abril

Entenda a queda nas vendas da sua loja e saiba como reverter a situação

A maioria das razões comumente utilizadas para explicar a queda nas vendas não são válidas. Elas não encontram lastro na realidade, pois tratam de racionalizações que tentam absolver vendedores e empreendedores de suas responsabilidades.

No entanto, reconhecer as verdadeiras causas que geram maus resultados é o primeiro passo para voltar a ter uma boa performance de vendas.

Neste post, mostraremos a você algumas razões pelas quais a sua loja de móveis pode estar com as vendas baixas e o que pode ser feito para reverter esse quadro. Confira:

Qualidade do produto vendido

Um dos fatores mais óbvios para a queda nas vendas é a má qualidade dos produtos. Se os clientes não querem ou gostam dos produtos que você comercializa, muitas vendas deixarão de ser fechadas.

Para se proteger contra isso, é preciso realizar pesquisas de mercado contínuas e, assim, descobrir quais produtos são mais valorizados por sua base de clientes.

Você deve, também, analisar os dados ao longo do tempo para identificar quais produtos específicos apresentam maior oscilação, com picos e quedas sazonais nas vendas. Se um departamento ou produto vende mal, encontre o motivo e substitua-o imediatamente por aqueles que possuem maior demanda.

queda nas vendas

Técnicas de merchandising para evitar a queda nas vendas

Talvez o problema não seja os produtos que sua loja de móveis oferece, mas a forma pela qual você os apresenta. A identidade visual e os layouts dos produtos também podem afetar as vendas e comprometer metas de negócio. Você deve posicionar os produtos de alta demanda em locais de destaque na loja para incentivar os clientes a comprar, por exemplo.

Atualizar mostruários e exibir novos produtos ocasionalmente ajuda a atrair novos clientes. Os atuais devem ser motivados a voltar e realizar novas compras. No entanto, não serão estimulados se tudo estiver igual toda vez que visitarem a sua loja.

Essa tática contribui para gerar a sensação de que sempre há algo novo e moderno em seu empreendimento, ou seja, eles vão sentir que vale a pena ser olhado de perto.

Estratégias de precificação

Sua política de preços pode afetar negativamente o desempenho das vendas. Isso porque os clientes simplesmente não compram se você cobra, por um produto, mais do que ele vale. Se os seus preços são altos, como resultado de altos custos, é preciso negociar melhores taxas com os fornecedores.

Por outro lado, pode ser que a sua loja opere com preços muito baixos. Porém, se você investe pesadamente em produtos de qualidade e oferece atendimento especializado, seus preços devem refletir esse valor entregue ao cliente.

Se detectar em seu negócio um alto volume de vendas ao lado de uma baixa rentabilidade, então há espaço para aumentar os preços em sua loja de móveis.

Investimento em marketing

O objetivo das ações de marketing em empresas varejistas é fidelizar a base de clientes existentes e atrair novos. A falta de investimento em marketing dificulta enormemente o cumprimento desses objetivos. Pois deixa o seu negócio dependente do fluxo de transeuntes que passam diante de sua loja.

Ações de marketing voltadas à fidelização podem combinar promoções na loja com recompensas de longo prazo para interromper a queda nas vendas. Isso mantém os clientes envolvidos agora e também no futuro.

Uma consultoria especializada, por exemplo, pode contribuir para o desenvolvimento de uma estrutura de incentivos. E com isso aumentar os pontos de contato com clientes e mantendo sua marca na mente dos consumidores.

Gostou do nosso artigo? Então, confira nossas 7 dicas para vender mais!

queda nas vendas

Deixe seu comentário