31 de outubro

3 dicas preciosas para qualificar o canal de vendas de uma fábrica de móveis

Desde sites e redes sociais até e-mail marketing e SMS: o canal de vendas de uma empresa, independentemente de quais sejam, merece atenção especial. Afinal, esse setor também interfere na experiência do cliente.

Não à toa, os gestores buscam estratégias diferenciadas para melhorar os serviços dos canais de venda. O intuito é não somente garantir mais efetividade no processo, mas também facilitar a criação de um bom relacionamento com o público.

Cientes da importância desse recurso para o desenvolvimento de um negócio, reunimos abaixo 3 dicas campeãs para você aprimorar os seus canais de vendas e alavancar os resultados.

Confira!

1. Invista no sistema ERP do canal de vendas

Como gestor, você possivelmente já ouviu falar sobre o ERP.

Ainda não? É simples!

O ERP (Enterprise Resource Planning), que em tradução literal significa sistema de gestão empresarial, nada mais é que uma ferramenta corporativa que auxilia no controle das informações da empresa.

Uma grande vantagem desse recurso é a sua capacidade de consolidação dos dados e a facilidade em acessar as informações. Essas características possibilitam mais segurança e agilidade na tomada de decisões. 

Afinal, gestores e supervisores, com apenas alguns cliques, terão informações essenciais, como:

– qual a carteira de projetos de sua rede;

– o índice médio de conversão das lojas;

– os motivos de perdas dos projetos. 

O ERP é capaz de tornar a empresa mais organizada e eficaz, uma vez que ele permite a automatização dos processos e distribuição de recursos, além de contribuir, inclusive, com a otimização do tempo.

canal de vendas

2. Capacite a equipe

De nada adianta ter processos bem definidos e um bom sistema de ERP, mas pecar na capacitação da equipe. Lembre-se de que o capital humano está diretamente ligado ao sucesso ou fracasso do negócio e, por isso, é essencial ter uma equipe bem treinada e qualificada.

Um time bem alinhado consegue contornar as situações mais complexas e apresentar soluções práticas, mas não é só isso. Ele também é capaz de lidar melhor com os clientes e proporcionar a eles uma experiência inigualável.

Inclusive, colaboradores com um conhecimento aprofundado do negócio e do produto podem ser considerados como um bom diferencial competitivo. Isto é um fator que vai destacar a sua fábrica das demais.

Para deixar claro:

Com uma familiaridade maior sobre o que é comercializado, os vendedores podem resolver qualquer dúvida do cliente. Não à toa, as fábricas estão investindo cada vez mais em materiais onlines, que podem ser acessados a qualquer momento pela equipe. Tal fator, além de tornar o processo mais prático, reduz as despesas para a revenda

3. Entenda as necessidades do seu público

Outro ponto importante no processo de qualificação do canal de venda é o conhecimento que a fábrica tem dos seus consumidores.

Como você vai oferecer um serviço diferenciado se os colaboradores sequer entendem as necessidades dos seus consumidores?

Por isso, é fundamental realizar uma pesquisa de mercado que compreenda os anseios dos consumidores e leve em consideração a opinião deles no processo de fabricação. Tenha em mente, nesse aspecto, que ninguém melhor que o próprio cliente para dizer o que pode ser aprimorado.

Anote com detalhes todas as informações fornecidas pelo público e realize as devidas alterações, certificando-se de entregar um produto que esteja de acordo com as expectativas dele.

O fato é que ter um canal de vendas bem estruturado vai contribuir com o aperfeiçoamento da sua fábrica como um todo e ainda vai ajudar a sua equipe a conquistar resultados mais expressivos.

E aí, gostou do conteúdo deste post? Quer mais informações exclusivas para turbinar o seu negócio? Então, baixe gratuitamente o nosso e-book que ensina como otimizar as vendas da loja.

canais de venda

Deixe seu comentário