11 de setembro

Os 3 problemas gerados quando o ponto de venda não é qualificado

Um bom gestor sabe que problemas no ponto de vendas podem ocasionar perdas de informação, tarefas sem êxito e a tão temida queda no faturamento. No entanto, identificar os erros e as melhores soluções para qualificar o PDV é uma tarefa que exige bastante trabalho.

Mas calma! Neste artigo abordaremos os principais problemas que são decorrentes de um ponto de vendas com falhas. Ao final do texto você saberá a solução ideal para otimizar os processos e gerenciar o seu PDV de maneira eficiente. Curioso? Então siga com a leitura!

Quais são os principais problemas no ponto de vendas?

Um ponto de vendas não qualificado é o pesadelo de todo gestor. Por isso, conhecer as principais falhas é importante para se prevenir e saber como solucioná-las. Veja abaixo os 3 problemas mais comuns em PDVs nessas situações:

1. Falhas na integração com os demais processos internos

Um ponto de venda que não trabalha com processos integrados, fatalmente, terá que conviver com muitos erros no momento da transmissão dos dados. Além disso, a segurança e a agilidade são outros aspectos prejudicados pela falta de integração nas operações do varejo.

Quando existe demora na troca de informações do início (recebimento do pedido) ao fim (possível concretização da venda), muitas falhas podem surgir. Logo, os processos perdem em eficiência e, consequentemente, a decisão de compra do consumidor é negativamente afetada.

problemas no ponto de vendas

2. Queda no faturamento

Como vimos no tópico anterior, as falhas na integração dos processos podem comprometer as vendas com um todo. E o resultado disso, inevitavelmente, será uma queda no faturamento do ponto de venda.

Tenha em mente que a redução no volume de vendas do PDV impacta negativamente as operações da empresa como um todo, uma vez que a empresa passa a ter limitações com a redução nos recursos disponíveis.

3. Dificuldade na tomada de decisões

De fato, muitas decisões são tomadas diariamente em uma empresa. Contudo, quando o gestor se depara com um problema que apresenta mais de uma alternativa para ser solucionado, ele precisará de informações consistentes para subsidiar a escolha.

Caso esses dados não estejam disponíveis, ele não terá certeza em relação ao melhor caminho a seguir. E o cenário apresentado expõe a empresa a riscos e falhas que podem comprometer o desempenho de todo o negócio — inclusive do PDV.

problemas no ponto de vendas

Por que um sistema ERP é a solução ideal para o gerenciamento eficiente dos pontos de vendas?

Sem dúvidas, um sistema ERP é capaz de solucionar de maneira eficaz as necessidades de informação do seu ponto de venda. Para tanto, ele integra todos os departamentos da empresa e diminui a convergência dos dados.

Além disso, o sistema de gestão permite o gerenciamento de diversos pontos de venda como se fossem um só. Isso possibilita ao gestor ter uma visão mais ampla e estratégica da situação atual da empresa.

Como vimos, ter os processos integrados por uma solução completa e inteligente traz maior agilidade e segurança nas informações. E o resultado disso é que o ponto de venda será mais qualificado e terá uma significativa redução nas falhas que afetam os resultados.

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