31 de julho

5 indicadores de desempenho online para sua loja de móveis planejados

Indicadores de desempenho servem para fornecer informações que possibilitam melhorias estratégicas no planejamento de negócios, podendo mensurar resultados de vendas, qualidade de produtos, desenvolvimento de vitrines e até mesmo a gestão da equipe e eficiência dos treinamentos.

Basicamente, eles ajudam os gestores a identificar gargalos e potenciais do negócio, que impactam todas as etapas da jornada de vendas, influenciando direta e indiretamente os resultados do empreendimento.

Para empresas do setor varejista, como lojas de móveis planejados, essas ferramentas são fundamentais para a análise de crescimento e viabilidade do negócio. Por isso, separamos alguns indicadores de desempenho online que você precisa conferir!

Quais são as diferenças entre métricas e indicadores de desempenho?

Existem distinções nos conceitos entre métricas e indicadores de desempenho. Por exemplo: métricas são informações brutas que são geradas nas atividades cotidianas dos departamentos da empresa, incluindo elementos quantificáveis, como tempo de produção, valores, itens, entre outros.

Enquanto indicadores de desempenho (KPIs) são utilizados para revelar informações estratégicas a respeito dos objetivos da empresa como um todo, avaliando a sua performance, além de sinalizarem a necessidade de melhorias ou continuidade de determinadas ações.

Vale ressaltar, ainda, que os indicadores são previamente definidos pelos gestores do negócio, sendo atualizáveis e de fácil interpretação, porque estão ligados às estratégias e ao plano de negócios da empresa.

As métricas são geradas de forma espontânea durante as atividades dos vendedores de seu estabelecimento e podem não apresentar informações estratégicas.

Entre os indicadores de desempenho online para a sua loja de móveis planejados, podemos citar:

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1. Taxa de conversão

Este indicador diz respeito à eficiência de sua loja de móveis em fechar negócios. Para obter os números, é preciso encontrar a relação entre o número de usuários que visitaram o seu site e o volume de vendas concretizadas e depois multiplicar por 100 (para transformar o valor em porcentagem).

2. Custo por aquisição

O CPA, ou Custo Por Aquisição, serve para indicar quais de suas estratégias ou ações de marketing estão alcançando melhores resultados de vendas. E quais estão fracassando, gerando gastos altos em relação ao baixo retorno.

Para calcular o CPA basta dividir o valor total investido em todas as táticas de marketing realizadas em uma campanha pelo volume total de conversões.

3. Taxa de rejeição

Não menos importante do que a taxa de conversão, este indicador de desempenho diz respeito à porcentagem de usuários que abandonam o site de sua loja de móveis planejados imediatamente após o visitarem, seja por não encontrarem o que procuravam, por acharem a navegabilidade complexa ou por qualquer outro motivo.

É preciso dividir o total de usuários que abandonaram o site pelo volume total de visitantes. Depois multiplicar o resultado por 100 (para obter a porcentagem).

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4. Valor médio por pedido

Também conhecido pela sigla VMP, o Valor Médio por Pedido é um indicador essencial para os empreendedores de varejos. Pois analisa a proporcionalidade direta entre a receita da loja e o volume de vendas.

Para calcular o VMP é preciso somar todos os valores das vendas realizadas pelo número de pedidos feitos. Digamos que a loja teve 192 pedidos no último mês, obtendo a quantia de R$ 7.987,00. O valor médio por pedido será de R$ 41,60.

5. ROI

Também conhecido como Retorno Sobre o Investimento, o ROI é um dos indicadores de desempenho mais utilizados por profissionais de marketing.

Ele diz respeito ao valor recebido em comparação ao valor investido no negócio ou em uma estratégia específica.

O ROI indica a viabilidade financeira do negócio. Ou seja, se ele está gerando ou não um bom retorno sobre seus investimentos. Afinal, o faturamento não significa nada se a quantia investida for superior e não gerar lucro, não é verdade?

O artigo sobre os indicadores de desempenho online para sua loja de móveis foi útil? Então confira também algumas técnicas para persuadir clientes e vender mais!

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