1 de março

Sistema de gestão: 4 receios comuns no momento da implementação

Você já pensou em fazer a implementação sistema de gestão na sua loja de móveis planejados? Apresentamos 4 receios comuns que você talvez possa se identificar!

Que a tecnologia é inevitável, todos nós já sabemos. Hoje, até mesmo os pequenos negócios, como as bancas de jornal e os quiosques de rua, já utilizam um sistema interno para monitorar alguns processos, principalmente aqueles ligados às finanças. Por isso, contratar esse tipo de serviço deixou de ser um diferencial e, hoje, já é uma obrigação.

Justamente por serem tão necessários, o processo de escolha dos softwares e sistemas internos precisa ser feito da melhor forma possível, para que atendam todas as necessidades da empresa. Assim, o empreendedor fica resguardado e garante toda a cobertura que precisa para manter o bom desempenho do negócio.

No post de hoje, resolvemos mostrar justamente os receios mais comuns que você deve ter ao fazer a implementação sistema de gestão. Confira a seguir!

1. Implementação sistema de gestão com profissionais despreparados

O primeiro receio na hora de implementar qualquer sistema de gestão é interno. Sim, é preciso que os próprios colaboradores estejam preparados para usar as novas ferramentas, caso contrário, a aquisição não significará nada. Por isso, é fundamental dar um treinamento adequado aos profissionais.

O treinamento técnico muitas vezes é disponibilizado pelo próprio fornecedor dos serviços e produtos, portanto, procure por alguma empresa que possa auxiliar durante esse processo de adaptação. Uma vez habituados aos novos processos, os colaboradores certamente produzirão muito mais.

2. Investir em sistemas de gestão precários

Não estamos dizendo que você precisa contar com uma tecnologia de ponta a qualquer custo. Simplesmente, a ideia é que o gestor consiga um sistema na medida, que atenda às suas necessidades. Para evitar esse tipo de erro, preste atenção se as novas ferramentas são precárias ou desnecessariamente avançadas.

É muito interessante que você pesquise bem para adquirir e fazer a implementação sistema de gestão na medida para a sua loja de móveis planejados. Quanto mais personalizado para a sua área de atuação, melhor.

Sistema de gestão

3. Tornar a gestão de processos ainda mais complexa

O sistema de gestão deve vir para facilitar as suas demandas. Dinamismo é a palavra-chave. Muitos empreendedores, no entanto, têm receio de que esse tipo de ferramenta torne as coisas ainda mais complexas. Por isso, novamente repetimos que você deve avaliar, antes de tudo, as suas necessidades internas.

A análise mais importante é do fluxograma organizacional. Você deve avaliar cada uma das tarefas para descobrir os gargalos de produção ou as tarefas desnecessárias, que poderiam ser facilmente substituídas pelos softwares. Assim, você terá os resultados que procura!

4. Enfrentar dificuldades de adaptação

Por fim, o último receio são as dificuldades de adaptação por parte da própria administração do negócio. Os novos processos exigem alguns cuidados para que sejam aproveitados ao máximo. Por isso, você deve fazer uma faxina na organização antes de adquirir as novas ferramentas.

Em primeiro lugar, caso utilize sistemas antigos, abandone-os completamente para dar espaço para as novas ferramentas. Tudo o que você precisa é apenas os dados presentes nos softwares anteriores. Além disso, revise a sua política de monitoramento para contemplar as novas ferramentas!

Dessa forma, ao seguir essas orientações, todos os processos realizados em sua loja de móveis planejados se tornarão mais eficientes e ágeis!

Gostou do post de hoje? Para você, qual é o maior receio ao fazer a implementação sistema de gestão? Conte a sua opinião nos comentários!

Sistema de gestão

Deixe seu comentário