7 de março

Confira os 5 maiores erros no atendimento ao cliente e como evitá-los em sua loja

Atualmente, a maioria das empresas já percebeu que manter um público fiel a seu lado é muito mais vantajoso e lucrativo do que ter que sempre prospectar novos consumidores. Diante dessa realidade, é fundamental conhecer os maiores erros de atendimento ao cliente e como evitá-los em sua loja.

Manter um bom relacionamento é uma das chaves para o sucesso e uma pequena falha, por mais boba que seja, pode botar tudo a perder. Para que isso não aconteça com o seu negócio, confira atentamente o conteúdo que preparamos a seguir:

1. Desconhecer o seu público-alvo é um dos erros de atendimento

O conhecimento adequado das demandas, expectativas e necessidades do público-alvo é essencial para conseguir bons números de vendas e aumentar a taxa de conversão. E, diferente do que pode parecer, é possível fazer isso de maneira simples e objetiva dentro do próprio atendimento.

Os clientes devem ser ouvidos com a devida atenção. Muitas vezes, eles darão dicas importantes até mesmo em uma conversa informal e é a compreensão e a aplicação das informações que pode trazer subsídios importantes para realinhar suas estratégias e deixá-los mais satisfeitos com o seu negócio.

2. Demora no atendimento ao cliente

Nos dias de hoje, a grande maioria das pessoas experimenta um dia a dia corrido e um estilo de vida estressante nas grandes cidades. Dentro desse contexto, demorar no atendimento e fazer o cliente esperar pode minar as suas chances de sucesso em uma venda.

Instrua seus funcionários para que sejam objetivos em seus afazeres e para que jamais deixem os consumidores aguardando. Agilidade é uma característica extremamente importante e comum à boa parte dos empreendimentos de sucesso.

3. Vender apenas o que interessa

Vender apenas o que interessa e tentar empurrar produtos mais lucrativos a todo custo é um dos maiores erros de atendimento ao cliente. Além de tudo, essa é uma prática pouco efetiva, pois as pessoas raramente vão adquirir algo que não seja uma solução para um problema ou uma necessidade prévia.

Esse tipo de atitude acaba desgastando o relacionamento, o que é altamente nocivo em médio e longo prazos. Mais uma vez, instrua seus funcionários para que ouçam o seu público, entendam suas expectativas e ofereçam o melhor dentro dessa realidade.

Homem de negócios que dá o sinal dos polegares para baixo

4. Não modernizar

Não investir em tecnologia também é um dos maiores erros de atendimento ao cliente. A modernidade trouxe ótimas soluções para trazer mais dinâmica e eficiência ao funcionamento de qualquer empreendimento.

Em termos de relacionamento, um software específico sobre o tema pode ser extremamente proveitoso. Esse tipo de programa permite a inserção de dados como histórico de compras, ticket médio, localização, formas de pagamento e outras informações relevantes.

Com esses detalhes, você pode oferecer um serviço muito mais personalizado e consegue um cliente muito mais satisfeito.

5. Esquecer-se do pós-venda

A sua tarefa no atendimento ao cliente não acaba quando ele faz o pagamento. É muito comum vermos empresas que se esquecem de investir em um bom pós-venda. O fato é que essa é uma parte fundamental do relacionamento.

Além de oferecer um questionário de satisfação, procure manter o contato e colocar a sua equipe disposta a resolver todas as dúvidas. Ofereça todo o auxílio para utilização dos produtos e serviços e suporte sempre disponível.

Esses são alguns dos maiores erros de atendimento ao cliente! Ainda ficou com alguma dúvida? Conte para nós nos comentários!

erros de atendimento

Deixe seu comentário