18 de janeiro

Confira os benefícios de um sistema ERP para sua loja de móveis

O sistema ERP é cada vez mais utilizado por grandes empresas, servindo como um substituto para as já obsoletas e custosas planilhas.

Mas você sabia que também é possível contar com um sistema ERP desse tipo para a sua loja?

Mais do que apenas uma ferramenta adicional, o sistema traz benefícios realmente importantes e tangíveis para o seu negócio.

Duvida? Então confira quais são os benefícios de adotar um sistema ERP para sua loja de móveis planejados.

Sistema ERP gera redução dos custos

Uma das principais vantagens do uso de um sistema ERP é a redução de custos, inclusive os custos com TI. Dentro da realidade de uma pequena ou média empresa isso se torna ainda mais importante — e isso não é diferente para a sua loja de móveis.

A redução dos custos se deve basicamente ao fato de que tudo está centralizado em um só lugar. Com isso, a análise e o controle podem ser feitos de maneira mais focada e mais barata, demandando menos recursos.

Essa redução de custos permite o investimento e alocação de recursos em outros setores da loja, como a capacitação da equipe, por exemplo.

sistema ERP

Aumento da produtividade

O uso de um sistema ERP também leva a um aumento da produtividade. Isso devido a dois fatores: muitos itens podem ser automatizados, evitando que haja a demora para a realização de tarefa e os erros humanos são diminuídos.

Com isso, existe uma menor necessidade de múltiplas conferências ou retrabalhos.

Dessa forma, a mesma análise de resultados, por exemplo, leva muito menos tempo para ser feita quando se utiliza um sistema ERP.

Quer saber quantos móveis de determinado modelo sua loja vendeu há 6 meses ou quer saber a situação atual do estoque atual?

Simples: basta acessar os dados contidos no software de maneira nada trabalhosa, sem perder tempo.

Melhora a tomada de decisão

Contar com um sistema ERP em sua loja de móveis planejados também melhora a tomada de decisão. Isso porque você pode se basear em números e análises realmente relevantes e não apenas no feeling empresarial.

Com isso, existe uma melhora significativa na tomada de decisão. O que leva a gestão a um patamar muito mais eficiente.

Imagine, por exemplo, que você precise se decidir entre comprar dois tipos de produtos diferentes para a sua loja. Tendo recursos disponíveis para apenas uma compra, o uso de dados do sistema ERP, como vendas passadas, por exemplo, poderá ajudá-lo a tomar a decisão correta e específica para o seu negócio.

Ganho de vantagem competitiva

Muitas lojas de móveis planejados acreditam que, por serem pequenas ou médias empresas, não precisam fazer determinados investimentos. O ERP é uma dessas ferramentas que muitas lojas, suas concorrentes diretas, acreditam que não precisam de atenção por parte da gestão.

Ao ter um sistema ERP, você ganha uma vantagem competitiva muito importante em relação a boa parte das lojas concorrentes.

Com uma gestão mais preparada e com uma tomada de decisão melhor, o resultado é a maior geração de oportunidades de negócio.

Aumento da receita

Com mais oportunidades de negócio e com menos custos associados, a sua loja de móveis começa a experimentar um aumento de receita. Com mais lucro, mais rentável ela se torna e também mais investimentos podem ser feitos.

Esses novos investimentos acarretam em melhorias que levam a menos custos e mais ganhos. Cria uma engrenagem positiva para a sua loja. Com isso, mais do que apenas ganhar mais dinheiro sua loja também ganha mais estabilidade e posicionamento no mercado como um todo.

Um sistema ERP traz diferentes benefícios para a sua loja de móveis.

Garante desde uma estrutura mais enxuta e mais barata até uma gestão mais eficiente e assertiva em suas decisões. O resultado você vê nas vendas e no posicionamento do negócio, que se torna cada vez melhor.

O que você pensa sobre o sistema ERP? Não deixe de comentar!

sistema ERP

Deixe seu comentário