21 de julho

Como divulgar móveis planejados nas novas mídias

As propagandas que você vem fazendo atualmente não estão mais atraindo a quantidade de clientes para a sua loja como gostaria? Os valores investidos nestas propagandas não estão mais tendo o retorno financeiro que você precisa? Você precisa aumentar o número de clientes na loja e não sabe o que fazer?

Pois saiba que este é um fenômeno que está ocorrendo não apenas no mercado de móveis planejados, mas em todos os segmentos do varejo. Certamente, você gostaria de ter sua loja com muito movimento e cheia de clientes potenciais e, claro, fechando a maioria dos negócios, não é mesmo?

As mídias mudaram

Um representante comercial que atende o Estado estava em viagem em uma destas cidades do interior e depois de visitar alguns clientes com quem havia agendado, resolveu passar em outro com qual não tinha conseguido um horário.

Como estava com algum tempo e próximo a este cliente, resolveu ir pessoalmente até lá. Chegou na recepção e perguntou pelo comprador, no entanto, a resposta foi negativa. Ele não poderia atendê-lo, pois estava muito ocupado com outros atendimentos. Não se dando por vencido, o vendedor pegou seu smartphone e enviou uma mensagem ao vendedor pelo WhatsApp, iniciando um breve diálogo:

– Olá fulano, como está teu estoque do produto X?
– Ainda tenho para mês.
– Como estou passando pela tua cidade, lembrei de você e pensei que poderia se interessar por uma promoção que estamos fazendo neste mês. É uma oferta imperdível.
– Qual o tipo de oferta?
– Se fizer um pedido mínimo de 5000 unidades, estaremos te bonificando com mais 1000 unidades, sem contar que o preço é ainda do ano passado e vai subir nos próximos dias.
– Aguarda alguns minutos que já te dou um retorno.
Passados 10 minutos, o comprador enviou a seguinte mensagem ao vendedor:
– Vou fazer um pedido de 5000 unidades.

Em pouco menos de 15 minutos o vendedor fechou o seu maior pedido do mês sem ter feito a venda presencialmente no cliente.

Use as novas mídias a seu favor!

O WhatsApp é uma poderosa ferramenta de comunicação e de negócios. Mas como as demais mídias devem ser utilizada com estratégias. Existe, atualmente, várias formas dos vendedores comunicarem-se com seus clientes, desde as mais tradicionais como a visita pessoal, o telefone, o email ou o chat, até as mais modernas, redes sociais (Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram, Youtube, Pinterest, etc), hangouts, blogs, WhatsApp, beacons e outras.

O importante é que cada mídia tem suas particularidades e os lojistas devem saber como tirar o máximo proveito de cada uma delas.

Utilize a mídia certa para cada perfil de cliente

Outro detalhe importante em relação às mídias é que de acordo com o perfil dos seus clientes, será necessário utilizar-se de várias mídias para fazer com que a sua comunicação chegue até cada um deles da forma mais eficaz possível.

Baby boomers

Um cliente da geração baby boomers, provavelmente, não é um assíduo participante das modernas mídias sociais e dos aplicativos mobile. Talvez, nem um grande usuário de e-mail. Para que sua comunicação atinja este perfil de cliente, é bem provável, que você tenha que fazer um contato telefônico ou um encontro pessoal.

Geração Y

Já para um jovem de 21 anos da geração Y, sua comunicação, ao contrário do perfil anterior, deverá utilizar-se, fortemente, das mídias sociais e dos aplicativos mobile.

Você está consciente que todas estas mudanças estão afetando os comportamentos de compra dos clientes? Que é preciso mudar sua maneira de vender? Que deve libertar-se das suas crenças e condicionamentos e adotar novos hábitos que conduzam você ao sucesso, independente do cenário adverso do mercado?

5 ações baseadas nas novas mídias para aumentar as vendas da sua loja

1) Primeiro identifique e entenda quem são seus avatares. Isto é, o perfil dos seus clientes, seus comportamentos, suas dores e onde encontrá-los.

2) Marque sua presença no mundo digital através de um blog, fanpage, portal interativo, página no Instagram, canal no Youtube ou aplicativo mobile. Crie estratégias diferenciadas e adaptadas a cada uma deles.

3) Crie conteúdos de relevância para atrair seus avatares. Em troca, peça seus dados (nome, email, telefone), transformando-os em seus leads.

4) Relacione-se continuamente com eles através de um destes canais disponibilizando informações, conteúdos e serviços do seu interesse.

5) Promova eventos e encontros presenciais na sua loja e convide seus leads mais engajados, oferecendo sempre algo em troca.

Estas ações têm sido empregadas com sucesso em diversos segmentos de mercado, resultando em mais clientes e mais vendas.

Quer aumentar o movimento da sua loja com clientes realmente interessados na compra de seus produtos? Então coloque em prática agora mesmo estas 5 ações.

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