20 de dezembro

Veja como definir metas ajuda no crescimento da sua loja de móveis

Estabelecer metas é absolutamente essencial para o crescimento de qualquer empresa. Afinal, um empreendimento sem objetivos específicos não possui real direcionamento para planejar os seus processos de tomadas de decisão.

Estipular metas ajuda a criar uma cultura positiva dentro da empresa. Além de auxiliar no planejamento estratégico e proporcionar uma perspectiva de crescimento a médio ou longo prazo.

A partir dos objetivos estabelecidos, tende-se a criar um ambiente de competitividade entre os funcionários, o que pode ser extremamente benéfico para o empreendimento, engajando todos os setores em torno das metas de crescimento da empresa.

Quer saber mais sobre como definir metas ambiciosas e realistas para o crescimento da sua loja de móveis? Este artigo foi feito para você. Confira as nossas dicas!

Estude a concorrência

Antes de definir  até onde a sua empresa deseja chegar em termos de resultados, olhe ao redor. Faça um estudo aprofundado do mercado e das principais empresas concorrentes do seu nicho.

Qual a média de clientes dessas empresas? Como são elaboradas as estratégias de marketing? Quais os produtos mais vendidos? Quais os preços médios estipulados?

Analisar esses fatores ajuda a traçar um panorama dos pontos positivos e negativos das empresas concorrentes, de forma a comparar com os processos da sua empresa. Assim será possível encontrar um diferencial para se destacar no mercado e alavancar a sua produtividade.

Também é importante analisar o tamanho das lojas concorrentes. Se são lojas mais antigas e bem mais consolidadas no mercado do que a sua, elas ainda não são as suas principais concorrentes. Pois possuem mais recursos financeiros e metas bem mais ambiciosas. Por isso, procure analisar primeiramente as lojas do mesmo nível da sua.

como definir metas

Realize um cronograma

Estabelecer metas não é somente traçar determinados resultados a serem obtidos. É preciso planejar as ações a serem realizadas para chegar aos números desejados. Você vai apostar em promoções de alguns dos seus produtos menos vendidos? Vai investir mais em propaganda?

O processo de mensuração das ações e dos resultados projetados nas metas é de suma importância para analisar se os objetivos estão sendo cumpridos e para discutir com a sua equipe de funcionários as novas ações a serem implementadas.

Defina metas SMART

Apesar de entender a importância de elaborar metas, muitos empresários têm dúvidas a respeito de como elaborá-las de forma que sejam efetivas para a empresa.

Nesse sentido, o conceito de metas SMART é de suma importância para auxiliar e direcionar a elaboração de metas da empresa.

É preciso que os objetivos estabelecidos sejam concretos, sem margem para valores aproximados e que não deixem dúvidas para os gestores.

Vamos analisar especificamente o que significa cada uma das letras da sigla SMART:

  • corresponde a specific, ou seja, as suas metas devem ser exatas. Se o seu objetivo é aumentar as vendas, estabeleça a porcentagem específica de vendas que deseja aumentar — por exemplo, 20%, 30% ou 40%;
  • M vem de measurable — são metas que podem ser facilmente mensuradas e avaliadas. O valor do faturamento obtido pela empresa em determinado período, por exemplo, é um indicador importante para verificar o percentual aumentado ou reduzido de um mês para o outro;
  •  vem de achievable — é uma meta alcançável e que está dentro da realidade da empresa. Para melhorar significativamente as vendas, por exemplo, é preciso de certo período de tempo para avaliações. Por isso, é importante evitar metas muito ambiciosas em curto prazo;
  • R vem de relevant — de nada adianta criar metas que não tenham importância para os negócios, como o número de curtidas na fanpage da sua empresa nas redes sociais. Foque exclusivamente os negócios e o retorno financeiro que pode ser gerado para a sua empresa, e não as chamadas métricas de vaidade;
  • T dá ideia de tempo — afinal, não faz sentido algum estabelecer metas sem definir dentro de qual tempo se deseja atingir os resultados.

Saber como definir metas é extremamente importante para planejar o crescimento da sua loja de móveis planejados.

O importante é estabelecer metas realistas. Devem estar conforme as possibilidades dos seus funcionários. que tragam retorno financeiro e que sejam de fácil avaliação. Isso para fazer um constante acompanhamento dos resultados.

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