23 de novembro

Entenda o perfil de compra do cliente da sua loja de móveis e aumente suas vendas

Um dos pilares do sucesso de qualquer negócio é conhecer o perfil do cliente de loja de móveis planejados e entender o que ele está buscando.

No entanto, conhecê-lo não é uma tarefa tão fácil como parece. Muitos empreendedores acabam deixando de manter excelentes relacionamentos com seus consumidores pelo simples fato de não investirem tempo e recursos adequados para captá-los e fidelizá-los.

Não basta dispor apenas de bons produtos e preços atrativos. Conhecer o cliente da sua loja de móveis e desenhar o seu perfil de compra é o que te ajudará a alcançar melhores resultados nas vendas.

Pensando nisso, elaboramos algumas dicas que farão você ter uma melhor relação com o cliente da sua loja de móveis e se destacar frente à concorrência. Fique de olho e comece a colocá-las em prática hoje mesmo!

Como mapear e reconhecer o cliente de móveis planejados?

O primeiro passo para compreender melhor o seu público é entender por que ele foi à sua loja. Preços diferenciados, qualidade de atendimento, móveis de destaque: o que chamou, de fato, a atenção do cliente? Essa é uma questão que deve ser resolvida.

Ninguém melhor do que o próprio cliente para tirar essa dúvida. Então, de forma amigável e educada, peça a ele esse feedback. Se for o caso, pense na possibilidade de realizar uma pesquisa — presencial ou on-line — fornecendo algum tipo de mimo para os clientes que responderam o questionário.

Não pare por aí.

Veja também qual a opinião da clientela em relação à sua marca quando comparada com as demais empresas do segmento.

Outra estratégia eficiente é ter um contato mais próximo. A internet, nesse contexto, é uma forte aliada. Ao criar redes sociais para a empresa, por exemplo, você conseguirá detectar a preferência do cliente por meio das curtidas e posts que possuem mais interação.

Quais técnicas de vendas são mais eficientes?

De nada adianta conhecer bem o seu público-alvo, mas pecar na abordagem, concorda? Lembre-se de que o sucesso da empresa consiste na harmonia entre todos os setores — desde a administração até a pós-venda.

Então, veja a seguir algumas técnicas de vendas que vão ajudar você e a sua equipe a fechar mais negócio. Confira:

Saiba escutar

Alguns vendedores falam ininterruptamente. Eles contam histórias da vida particular, desfocando totalmente do negócio. É claro que uma conversa casual pode fazer bem e até ajuda a aumentar o vínculo com o consumidor, mas é preciso saber ponderar.

Você têm dois ouvidos e uma boca, nada mais sábio do que utilizá-los na devida proporção. O ideal é deixar o consumidor se expressar, de forma que você consiga entender as suas necessidades.

Pratique a empatia

Saber se colocar no lugar do cliente é uma das estratégias mais eficazes para conseguir finalizar uma venda. Tente entender os seus anseios e vontades, apresentando soluções práticas e efetivas para as demandas.

Tal característica vai ajudar a gerar mais afinidade e identificação com a marca, resultando na fidelização do cliente.

Tenha paciência

O cliente, às vezes, chega à loja sem saber muito bem o que quer. O vendedor, nesse contexto, deve ser paciente e orientar o consumidor. O time de vendas precisa explicar detalhadamente as particularidades dos produtos.

Vale a pena, também, mostrar alguns exemplos reais para embasar as informações, transmitindo assim mais confiança. Além do mais, esteja disponível para proporcionar o devido suporte para o cliente, ajudando-o na escolha.

Utilize o vocabulário adequado

Uma comunicação efetiva é capaz de solucionar qualquer problema. Aliás, uma boa comunicação faz com que os obstáculos nem surjam. Não à toa, os empresários e colaboradores de uma loja de móveis planejados precisam ter mais cuidado com esse aspecto, dando preferência a um vocabulário que seja compatível com o perfil do cliente.

Enquanto alguns preferem um diálogo mais simples, outros gostam mais de uma postura séria. Perceba, então, que não existe certo ou errado. O importante é que o cliente se sinta confortável com a abordagem adotada. Não se esqueça também que educação é bem-vinda em qualquer contexto.

No mais, o vendedor deve estar a par das tendências de decoração. Ele deve mostrar para o cliente as inúmeras possibilidades para elaborar um bom projeto, mantendo sempre o bom gosto, o requinte e o conforto.

Conheça quem é o cliente de móveis

É essencial oferecer uma experiência inigualável ao cliente de móveis planejados. Afinal, com tanta concorrência, ele pode procurar outras empresas e, em um piscar de olhos, você o perderá. Contudo, ao se identificar com a proposta da organização e se sentir valorizado, dificilmente ele vai fechar negócio com outros empresários.

Não há dúvida, nesse sentido, que proporcionar um atendimento diferenciado e atender as expectativas do consumidor faz toda a diferença. Porém, para que isso seja possível, é fundamental conhecer bem o perfil do seu cliente.

Para ajudá-lo com essa missão, mostramos como mapear a sua clientela, além de apresentar técnicas de vendas que cativam o consumidor. Interessou-se pelo assunto? Continue a leitura!

1. Realize pesquisas de mercado

É preciso conhecer o cliente da sua loja de móveis e saber o que ele procura.

Qual é o perfil da pessoa que procura a sua loja de móveis?

Atente-se em levantar informações sobre os seus hábitos de consumo, comportamento, frequência de visita, entre outros pontos que possam auxiliar a desvendar a rota de compra e fisgar o cliente para seu negócio.

O Facebook e outras redes sociais, por exemplo, podem ser ferramentas poderosas para conhecer e entender melhor os seus clientes. Apenas com uma boa pesquisa de mercado é possível:

– direcionar esforços e recursos para melhorar as vendas;

– fazer inovações;

– procurar novos produtos e diferenciais;

– entender o que seu cliente-alvo espera do seu negócio.

 

Para ajudar os lojistas a conhecer o perfil do cliente de loja de móveis planejados, realizamos uma pesquisa com os usuários do FoccoLOJAS e analisamos o perfil dos seus clientes. O resultado trazemos aqui!

cliente de loja de móveis

2. Descubra o motivo da visita do seu cliente

Muitos empreendedores focam esforços em manter os cliente sem se preocuparem em saber como eles chegaram e o que os atraiu até sua loja de móveis planejados.

Conhecer esse tipo de informação ajuda a entender quais são os pontos que atraem os clientes e aqueles que deixam a desejar. Com essas informações em mãos, é possível melhorar as deficiências da sua loja de móveis e se adequar ao que o seu público-alvo realmente espera encontrar.

3. Saiba o que seu cliente da sua loja de móveis acha da concorrência

A concorrência não deve ser tratada como um obstáculo ao crescimento do seu negócio — e tampouco ser deixada de lado.

Tente obter do seu cliente o que ele acha das lojas de móveis concorrentes e como ele a compara com seu negócio. Sabendo disso, você poderá descobrir o valor agregado que está oferecendo e como pode melhorá-lo para obter melhores resultados.

4. Trabalhe com segmentação de mercado

O grande erro de muitos empreendedores é sair atirando para todos os lados, sem focar em um determinado cliente-alvo.

São inúmeros os perfis e características de consumidores. Tentar atender cada um deles pode ser um grave erro, gerando muitos prejuízos.

Por isso, segmente seu público-alvo em grupos menores. Trabalhe para dar o máximo de qualidade para cada grupo. Atendendo as expectativas e firme um bom relacionamento com o cliente da sua loja de móveis.

5. Facilite a comunicação

Muitos negócios acabam perdendo espaço e uma boa clientela quando deixam de investir na manutenção da eficiência da comunicação com o cliente de loja de móveis.

Um bom relacionamento exige uma interface limpa e sem empecilhos. Com respostas rápidas na resolução dos problemas, sejam elas por telefone ou mesmo e-mail. Facilitar a comunicação e gerar mecanismos para que isso proporcione maior comodidade ao cliente da sua loja de móveis é uma grande vantagem competitiva e pode ser o seu maior diferencial dentro do mercado.

6. Pesquisa aponta o perfil do cliente de loja de móveis planejados

Pesquisa inédita no país aponta o perfil do consumidor de móveis planejados. No estudo foram analisados consumidores que tiveram a intenção de comprar móveis no primeiro semestre de 2017.

Com estas informações em mãos, será possível:

– Conhecer o perfil do comprador e se comunicar com mais eficiência;

– Descobrir quais os ambientes mais procurados e abordar vantagens competitivas para diferenciar produtos dentro do que o consumir mais procura;

– Saber de onde vem os clientes e onde investir para ter mais retorno;

– Identificar como o consumidor de móveis prefere realizar seus pagamentos, e assim, na hora de negociar, usar esta informação a seu favor. E muito mais!

 

Quer saber mais? Então baixe o Perfil do Consumidor de Móveis Planejados – nesta pesquisa foram analisados consumidores que tiveram a intenção de comprar móveis no primeiro semestre de 2017.

cliente de loja de móveis

Deixe seu comentário