23 de março

Como fazer do atendimento ao cliente um diferencial competitivo

O diferencial competitivo de uma loja é o fator determinante para que o cliente decida favoravelmente pela compra dos seus produtos em detrimento daqueles oferecidos pela concorrência.

Mas ele não precisa ser um custo a mais nas contas de uma empresa para assim ser considerado. Na verdade, mirar na experiência do cliente para criar o diferencial competitivo do negócio pode ser a resposta ideal. E é aí que entram as estratégias para melhorar os serviços de atendimento ao cliente.

Leia este post com atenção e descubra como transformar seus canais de atendimento em ferramentas eficientes para fidelizar clientes e potencializar resultados.

Foque na experiência do cliente

Identificar o perfil, a jornada do cliente até a compra e suas eventuais demandas pós-venda é primordial para criar um serviço de atendimento diferenciado.

Para isso, investir em serviços e tecnologias que favoreçam a construção de um data-base dos clientes como o sistema de gestão para loja de móveis  é fundamental.

Softwares que integram vários setores permitem que a área de atendimento tenha acesso rápido a informações que podem ser determinantes para uma venda ou suporte ao cliente. Como dados sobre as últimas compras, formas de pagamentos mais utilizadas pelo cliente, endereços de entrega entre outros.

Usar essas informações de forma estratégica durante os atendimentos faz com que os clientes se identifiquem com a empresa e tenham suas necessidades antecipadas, dois ingredientes fundamentais para a fidelização de clientes.

Aposte na gestão do relacionamento

Depois de oferecer uma experiência de compra diferenciada, é preciso torná-la inesquecível, fazendo a gestão do relacionamento com o cliente.

Após a venda, contatos regulares demonstram que a empresa é comprometida com o sucesso, a satisfação do cliente e também que o valoriza como parceiros.

Convites para prestigiar a empresa em feiras do setor moveleiro, informes sobre lançamentos de novas linhas, promoções e até sugestões de produtos de empresas parceiras que se adaptam melhor para a limpeza e conservação dos móveis adquiridos são alguns exemplos de interações que positivam o relacionamento.

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Faça da sua equipe outro diferencial competitivo

Para que o atendimento surpreenda, os funcionários que lidam diretamente com os clientes devem estar preparados, terem autonomia e habilidades que favorecem um atendimento personalizado. Como a capacidade de transformar as informações do sistema em bons argumentos e possibilidades de negócios.

A equipe de atendimento também deve ter um padrão de qualidade, empatia para lidar com o cliente e trabalhar sempre dentro da filosofia da empresa.

Uma boa forma de obter essa isonomia é criando um funcionário imaginário. Ele deve ter todas as características que a empresa almeja para seus atendentes. A chamada “persona” do atendimento serviria de exemplo para os demais. E poderia ser usado até mesmo em treinamentos da equipe.

Elimine a burocracia no atendimento

O tempo é um recurso valioso e o cliente quer fazer bom uso do dele. Por isso, criar processos e burocracias que tomem tempo do cliente pode gerar uma grande insatisfação.

Em vez disso, facilite o acesso à informação e simplifique o atendimento. Usar workflow do sistema de atendimento para gerenciar etapas da venda, relacionamento e do projeto é uma boa prática.

É preciso lembrar que essa medida também permite que os clientes tenham controle do andamento de seus pedidos. E isso aumenta o nível de confiança.

Peça e use o feedback dos clientes

Crie estratégias e coloque-as em prática. São apenas as primeiras etapas do processo que tornam o atendimento ao cliente em um diferencial estratégico. Pois é preciso certificar que elas estão agradando os clientes da empresa ou loja.

Aplicar pesquisas de satisfação e analisar relatórios de atendimento pode ser uma excelente fonte de feedback das estratégias criadas.

Para que o atendimento ao cliente seja um diferencial competitivo é preciso focar seus processos nos sentimentos e emoções que envolvem durante suas experiências com a empresa. Seja nas vendas, no atendimento de suporte ou em outros serviços.

O atendimento da sua empresa agrada aos seus clientes? Como está satisfação é medida? Compartilhe com a gente a sua experiência!

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