6 de julho

Como administrar uma loja de móveis? Veja quais erros não cometer

Para realizar boas vendas e manter um caixa positivo, é preciso saber como administrar uma loja de móveis. Não é uma tarefa fácil inicialmente, porém, seguindo um planejamento e tendo auxílio das ferramentas corretas, esse trabalho se torna muito mais simples.

Para que o seu negócio moveleiro flua bem, é necessário ter atenção especialmente no planejamento financeiro. Veja quais erros não podem ser cometidos e entenda como ficar longe deles.

Não fazer o controle do fluxo de caixa

Não ter o controle do fluxo de caixa é um grande problema para o negócio, pois sem ele não se consegue fazer um planejamento financeiro e nem acompanhar as contas.

É preciso que ele seja atualizado periodicamente. Se possível, até mais de uma vez ao mês para se ter uma melhor visão.

As informações também devem ser inseridas de forma correta para não gerar dúvidas a quem lê, por isso tenha todas as contas a pagar e a receber organizadas e discriminadas.

Outro ponto muito importante é não contar com um dinheiro que ainda não entrou. Ele até pode aparecer em sua previsão, mas essa informação deve estar clara, pois ele ainda não faz parte do seu orçamento.

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Não informatizar a loja

Por menor que seja a sua loja, fazer todo o controle manual abre precedentes para que ocorram muitos erros, tanto nos registros da venda quanto na parte administrativa. A melhor forma de evitar essas preocupações é contando com um software de gestão. Dessa forma, é possível unificar todos os dados em um único sistema e permitir que haja integração entre as áreas, além de ter mais facilidade no acesso às informações.

Com isso, é possível conseguir uma melhoria no planejamento, nas finanças e, até mesmo, podem ser  estabelecidas metas de vendas que condizem com a realidade do seu negócio.

Entenda a queda nas vendas da sua loja e saiba como reverter a situação

5 sinais que o seu negócio vai mal

As grandes causas da alta taxa de mortalidade de um negócio em seus primeiros anos é a falta de planejamento e a má administração de loja de móveis. Seja por falta de conhecimento ou organização, erros contínuos nas práticas organizacionais comprometem o crescimento de uma empresa e podem fazer com que ela feche as portas. Com a sua loja de móveis não será diferente!

Mas, que práticas são essas que podem indicar a má administração em loja de móveis? Abaixo, listamos alguns insights importantes para que você evite erros de planejamento e gestão. Confira!

1 – Vendas estagnadas

Normalmente, esse é primeiro sinal de má administração, pois reflete diretamente no lucro da sua loja de móveis no fim do mês. Quando isso ocorre, é o momento de realizar um levantamento das ações realizadas e procurar entender as falhas internas e possíveis influências externas sobre o resultado.

Como exemplo de falha interna mais comum podemos citar um atendimento deficiente. Se o vendedor não entende as necessidades do consumidor e oferece o que ele não precisa, as chances dele procurar por outras opções é grande.

Como influência externa, é possível destacar as tendências e atualizações do mercado. Se a sua loja não acompanha esse fluxo em tempo real, pode acabar perdendo para a concorrência.

2 – Perda de clientes e alto número de reclamações

As manifestações dos clientes (sugestões, reclamações e elogios) oferecem a oportunidade para a empresa repensar estratégias e analisar as ações que são realizadas, de forma a ajustar o que não está dando certo e prevenir os impactos que essas falhas causam para o negócio com o passar do tempo.

A postura que a sua loja de móveis assume diante da insatisfação de seus clientes a diferencia das demais. Portanto, crie um programa de relacionamento e recuperação dos consumidores para conseguir melhorar suas vendas e anular os impactos negativos que a insatisfação traz.

3 – Desperdício de material

Um dos problemas enfrentados por algumas lojas é o alto índice de desperdício de materiais em razão de projetos mal executados. Uma vez que a venda é realizada, é necessária a medição precisa do ambiente que irá receber os móveis. Caso seja necessária alguma intervenção ou ajuste, ele deverá ser acionado pela equipe de vendas e executado previamente ao fechamento do projeto e envio à produção. Instale um processo onde, a partir deste momento, não seja mais possível realizar alterações. Caso ocorram, elas afetarão diretamente a programação da produção e causarão atrasos e prejuízos financeiros à loja.

4 – Caixa no negativo

Para garantir a longevidade e a lucratividade de uma loja, é fundamental que exista um controle financeiro. Quando o empresário não se preocupa com esse quesito e comete erros (como usar o capital do negócio para pagar contas pessoais), acaba perdendo o controle do caixa.

Essa falta de controle dificulta que a sua loja detecte possíveis rombos no caixa. E, quando for possível mesmo com a desorganização, significa que a situação já está crítica e muito dinheiro já foi perdido.

Para garantir que o fluxo de caixa esteja equilibrado, tenha como rotina acompanhar a abertura e fechamento financeiro da sua loja. Realize um planejamento dos gastos e nunca utilize o capital da empresa para pagar contas pessoais.

5 – Dívidas acumuladas

Por mais óbvio que isso possa parecer, o surgimento de dívidas representa que sua loja está sendo mal administrada. Mesmo com a clareza dessa situação, muitos gestores agem de forma errônea e acabam comprometendo mais ainda o negócio.

A verdade é que muitos empresários recorrem a empréstimos para poder apenas quitar as dívidas. Mas poucos utilizam o dinheiro para reestruturar a empresa como um todo e evitar que mais erros aconteçam.

Além do pagamento das contas, é interessante que o dinheiro financiado seja utilizado seguindo um planejamento. E que seja um recurso para investir em tecnologias para salvar seu negócio.

Caso você não tenha domínio dessas práticas e precise de uma ajuda profissional para melhorar a administração de seu negócio. Procure uma empresa de consultoria. Esses profissionais estão capacitados para promover a reestruturação e o crescimento da sua loja por meio de práticas efetivas e treinamentos.

Identificou-se com algum desses erros que causam a má administração em loja de móveis? Quer ficar por dentro das práticas de gestão? Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo em seu e-mail!

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